domingo, 30 de novembro de 2014

A mulher na sociedade e na educação


Poesia

Soneto de Corifeu (Vinícius de Moraes)

São demais os perigos desta vida

Pra quem tem paixão, principalmente

Quando uma lua chega de repente

E se deixa no céu, como esquecida.

E se ao luar que atua desvairado

Vem se unir uma música qualquer

Aí então é preciso ter cuidado

Porque deve andar perto uma mulher.

Deve andar perto uma mulher que é feita

De música, luar e sentimento

E que a vida não quer de tão perfeita

Uma mulher que é como a própria lua

Tão linda que só espalha sofrimento

Tão cheia de pudor que vive nua.


Música

Garota de Ipanema (Tom Jobim)

Olha que coisa mais linda

Mais cheia de graça

É ela menina

Que vem e que passa

Num doce balanço

A caminho do mar

Moça do corpo dourado

Do sol de Ipanema

O seu balançado é mais que um poema

É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, porque estou tão sozinho?

Ah, porque tudo é tão triste?

Ah, a beleza que existe

A beleza que não só minha

Que também passa sozinha

Ah, se ela soubesse

Que quando ela passa

O mundo inteirinho se enche de graça

E fica mais lindo

Por causa do amor.


 
A mulher na sociedade
A mulher tem marcado as últimas décadas mostrando que competência no trabalho também é um grande marco feminino. O avanço frente á política e a economia mostra a força da mulher em pertencer e apontar problemas tendo sempre boas formas de resolvê-los. A mulher consegue transmitir a importante e dura tarefa de mudar hábitos com a clareza e a delicadeza necessária para despertar o envolvimento de cada indivíduo e a importância da mudança de cada um. As mulheres estão cada vez mais ocupando cargos de liderança não apenas no mercado de trabalho, mas também nos espaços de poder.


Frases e reflexões relacionadas à mulher na Educação

“A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o basta para assumirmos a responsabilidade por ele.” (Hannah Arenalt)

“O objetivo da educação é criar homens e mulheres capazes de fazer coisas novas.”
 (Jean Piaget)

“Como professores, temos que acreditar na mudança, temos que saber que é possível. Do contrario não estaríamos ensinando, pois a educação é um constante processo de modificação.” (Léo Buscaglia)

“Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma arvore, com mais razão não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma.” (Bertold Brecht)

“Um aluno pediu para sua professora uma nova folha de papel, pois a sua havia muitas rasuras. A professora levou até ele uma nova folha de papel e o entregou, mesmo sabendo que o tempo estava-se esgotando. A professora depois refletiu sobre o ocorrido e chegou à conclusão, que hoje temos mais oportunidades de reescrever uma historia diferente.”
(Anderson Lopes)


Caro leitor!
O que você acha que é preciso para que o professor do Séc.XXI supere ás dificuldades em sala de aula?


Entrevistamos duas professoras A e B uma formada há 2 anos e a outra com 20 anos de formação, fizemos um roteiro com perguntas iguais para as duas professoras.

Professora A, com 33 anos, formada há 2 anos, leciona com o ensino fundamental.


1-    A Pedagogia foi á sua primeira opção quando resolveu cursar uma faculdade?


Antes de começar a cursar Pedagogia fiz um curso técnico voltado para á indústria, mas não gostei de trabalhar na área e então resolvi cursar Pedagogia (foi a minha primeira opção).






2-    Quais são suas concepções sobre os seguintes temas?

Procedimentos pedagógicos:
Acredito que o termo esteja relacionado as ações para alcançar determinado objetivo para a aprendizagem dos alunos. Dificilmente os alunos de uma mesma turma tenham condições de resolver desafios iguais e ao mesmo tempo, assim cabe ao professor planejar atividades diferentes para cada necessidade.

3-    Avaliação:

Para que a avaliação escolar demonstre a realidade é preciso que aconteça de forma sistemática e processual. Nessa escola utilizamos o portfólio como instrumento para avaliar as aprendizagens e com ele conseguimos enxergar o avanço ou não dos alunos continuamente.

É importante depois das avaliações encaminhar estratégias para aumentar o rendimento dos alunos. A avaliação não deve servir para excluir ou rotular o fracasso, é preciso usá-la para reavaliar/planejar o trabalho pedagógico.

4-    Disciplina em sala de aula:

A forma como lidamos com as questões disciplinares na sala tem impacto direto na aprendizagem. Acredito que esse é um grande desafio. Na minha prática tento sempre atrelar os conteúdos a aprendizagem significativa. É imprescindível que o professor conheça e acredite em seus alunos é preciso acreditar que eles são capazes.

Também é preciso construir coletivamente regras e combinados com os alunos, aproximando-os da responsabilidade com a resolução e/ou consequências dos problemas.



5-    Formação docente:

Vejo que a formação inicial é precária e não proporciona aos novos profissionais conhecimentos práticos para ingressar em sala. Tive muitas dificuldades no meu primeiro ano como professora. Assim o esforço e a dedicação do professor iniciante é primordial. Acredito que aquele que decide pela docência deve estar em constante formação e atualização.



6-    Instrução:

Esse conceito é muito difícil de ser definido, pois uma pessoa pode ser muito “instruída” e pouco usar dessa instrução. Creio que esse conceito está relacionado com a ação que desenvolvemos para que os alunos tenham contato com as informações/conhecimento e esse é um aspecto importante no processo educativo, mas é preciso ensiná-los a usar, agir, expressar esses saberes na sua vida cotidiana de forma crítica e argumentativa.


7-    Aprendizagem:

É um processo complexo em que a criança constrói seus conhecimentos a partir de interações com as pessoas e com o ambiente. Também é importante dizer que a aprendizagem está ligada a aspectos cognitivos emocionais, motores (que são diferentes em cada aluno) e ainda existem as questões ligadas a vivência sócio-cultural de cada aluno.


Professora B, com 45 anos, formada há 20 anos, leciona com ensino fundamental.


1-    A Pedagogia foi á sua primeira opção quando resolveu cursar uma faculdade?

Sim, já trabalhava na área da educação e desde o primeiro contato sabia que era isso que eu queria.
 

2-    Quais são suas concepções sobre os seguintes temas?

Procedimentos pedagógicos:

Estratégias que o professor utiliza para elaborar suas ações em sala de aula.


           3-    Avaliação:

Avaliação na minha opinião, tem que ser durante o processo de aprendizagem do aluno.

              4-    Disciplina em sala de aula:

O professor tem que ter uma postura diante dos alunos de demonstrar que ambos estão em processo de aquisição de novos conhecimentos, mas tem também que saber gerir uma sala, negociando e fazendo contratos com o grupo.

               5-   
Formação docente:

O professor está em contato constante com o aluno, o mundo está em constantes mudanças com o avanço da tecnologia, então acredito que este profissional tenha que estar preparado para exercer o seu papel “reciclando” e procurando novos caminhos para que seus alunos avancem.
 

                6-    Instrução:


Acho que o profissional (professor) tem que ter o máximo de conhecimento para assumir um cargo como este.


                 7-    Aprendizagem:


Processo onde tanto o professor como o aluno são sujeitos, porém quem tem mais condições é o professor então tem que ser o mediador deste conhecimento.



Conclusão da entrevista com as professoras A e B
Nas entrevistas percebemos que ambas as professoras tinham a mesma opinião sobre os temas discutidos.  A professora A se sentiu mais confortável em explicar os temas discutidos, enquanto a professora   B respondeu em poucas palavras, mas com convicção sobre os temas.

A professora A pareceu que por ter pouco tempo de formação ainda trazia na mente o que aprendeu na faculdade, tinha mais conteúdo nas respostas. Nota-se uma preocupação da parte dela com relação ao aprendizado dos alunos, assim como também a importância de que o educador esteja em constante atualização. Uma professora que se importa com o aprendizado dos alunos que aposta no potencial de cada um. Uma pessoa que passou por dificuldades no seu primeiro ano como professora, mas se dedicou na busca por mudanças e atualização.

A professora B já com uma melhor experiência se mostrou sem tantas incertezas nem dificuldades pela sua escolha, ela mostrou que já tinha domínio sobre os métodos pedagógicos e que com o passar do tempo tudo se encaixava da maneira correta. Ela se mostrou preocupada com a importância da atualização dos profissionais na área da educação e também da importância do professor ser um mediador em sala de aula, mesmo o aluno dependendo do professor e vice-versa

O professor tem que mostrar que ambos estão em processo de aprendizagem.







































 Referências Bibliográficas:
www.brasilescola.com\sociologia\o-papel-da-mulher-na-sociedade.htm
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário