domingo, 26 de outubro de 2014

Organograma

 


Pressupostos Filosóficos da Educação

Antropologia Científica: Pode ser física ou cultural, estuda a evolução humana como corpo físico e animal desde os primatas e a cultura tratam das diferentes culturas, como relações familiares, estrutura de poder, costumes, tradições, linguagens etc.
Antropologia Filosófica: É a investigação sobre o conceito que o ser humano faz de si próprio, de suas faculdades, habilidades e ações que orientam sua vida.
Concepção Essencialista: O ser humano atingiu sua essência verdadeira através das ideias, não mais como simples ilusão. Faz com que ele seja o que é e não outra coisa.
Concepção Naturalista: Tenta adequar as ciências humanas ao método das ciências, incapaz de gerir seu próprio destino. Da natureza, na experimentação, no controle e na generalização, as teorias humanas buscam a especificidade do ser humano com suas dimensões irredutíveis
Concepção Histórico-Social: O ser humano se expressa de modos diferentes ao longo da ciência um ser humano ativo, social e histórico, vale destacar a ênfase no processo do caráter social.
Teoria do Conhecimento: Estuda as relações entre sujeito e objeto no ato de conhecer o produto do conhecimento o saber adquirido e acumulado. É possível ou não conhecer a realidade o que é verdadeiro e o que é falso.
Inatismo e Empirismo: A experiência interna da mente do ser humano já existepertencem à natureza humana ele já nasce com ela. Conhecimento adquirido por meio da experiência.Se o conhecimento é uma maneira de entramos em contato com a realidade, não poderemos saber se o que é verdadeiro ou falso se não tivermos um critério seguro esse critério está em nosso espírito.
Proposta de Superação:O ser humano passa por estágios progressivos de auto-organização nos quais as estruturas se sucedem alternando mobilidade e estabilidade. Compreender o ser humano como ser histórico-social, mobilizado pela dialética entre o social e o pessoal, a teoria e a prática o sujeito e o objeto o determinismo e a liberdade.
A Epistemologia e a práxis Pedagógica: O conhecimento é algo que vem de fora e o ser humano o recebe de maneira mais ou menos passiva, o ensino se baseia em reforços positivos e negativos. Relação entre teoria e a prática é dialética porque não existe anterioridade nem superioridade entre uma e outra maisreciprocidade,  ambas se encontram de forma mútua.
Teoria dos Valores: O ato de valorar é uma tarefa humana e coletiva que nunca termina, o ser humano tem seus valores éticos ou moral. Os valores não são mas valem, podem ser subjetivos ou universais, relativos ou absolutos.
Educação Moral: Regras de conduta adotada pelo indivíduo de um grupo social com a finalidade de organizar as relações interpessoais seguindo os valores do bem e do mal, o ser humano não nasce moral torna-semoral através da interação entre seres sociais pelo convívio humano, ser livre e consciente.
Educação Política: O ser humano precisa tomar conhecimento dos direitos e do dever sem permanecer alienado estar vigilantes contra o abuso do poder e buscar maneiras de intervir nas decisões, o ser humano deve aprender a exercer seus direitos.
Educação Estética:O ser humano não é apenas razão é também afetividade, a arte tem um grande papel de humanização na educação estética uma forma de conhecimento que organiza o mundo por meio do sentimento da intuição e da imaginação.

Bibliografia: Prezi.com\\pressupostos Filosóficos da educação